A CentralCasa começou por ser um projecto embrionário da PontoPR, empresa que opera no campo das novas tecnologias, no desenvolvimento de soluções de Internet, para e-commerce, e-business e gestão de Web Services. A PontoPR assumiu, desde a sua implementação, no ano de 1999, a intersecção de três grandes áreas: a Internet, o e-marketing e a domótica.
A CentralCasa, ainda dentro da PontoPR, foi um projecto que conciliou os benefícios da Internet, nomeadamente a velocidade e comodidade de comunicação que esta oferece, com as vantagens da automação doméstica, como a segurança e o conforto. O primeiro investimento da PontoPR na CentralCasa foi a presença na Internet, lançando o primeiro portal de domótica em Portugal, com plataforma de comércio electrónico, em Setembro de 2002.
A empresa é legalmente constituída em Agosto de 2003, com a missão de oferecer o melhor serviço especializado na área da Domótica, com valor acrescentado em “know how”, inovação e formação.
Constantemente evoluindo, uma rede nacional de instaladores foi treinada providenciando assim uma rápida resposta em instalações e manutenções especializadas para todos os seus clientes. Sempre empenhada em oferecer mais e melhores produtos para o mercado, CentralCasa criou um departamento de R & D, apoiado pela ADI - Agência de Inovação Portuguesa. CentralCasa é uma empresa certificada ISO 9001:2008.
A CentralCasa actua em quatro áreas: projectos para empreendimentos e moradias, formação, distribuição de produtos e investigação e desenvolvimento.
A domótica, pela automatização e integração dos diferentes sistemas domésticos, assume um papel muito importante na gestão das habitações e empresas: pela gestão racional da energia (funcionamento de acordo com os horários, presença, luminosidade ou temperatura exterior); pelo aumento do conforto no local; pelo sistema de segurança; pela oferta de serviços de comunicação que contribuem para o aumento da nossa qualidade de vida.
Estas soluções permitem o aumento da autonomia e mobilidade da pessoa com necessidades especiais, tais como idosos e deficientes. Através duma interface pensada para o utilizador, de acordo com as suas necessidades e capacidades, este poderá executar as suas tarefas sem qualquer esforço. A automatização do lar aumenta a sua autonomia, independência e autoconfiança.
Este é um dos principais departamentos da CentralCasa, responsável pela elaboração de projectos, programação dos sistemas e acompanhamento/fiscalização da instalação em obra.
Consciente que o futuro está na normalização de tecnologias, em 2004 a CentralCasa aposta, na recentemente aprovada, norma europeia para comunicação de equipamentos domésticos – EIB/KNX (protocolo suportado por mais de 320 grandes fabricantes mundiais, como a Hager, Siemens, Abb, Merten, Jung e em 34 países.) sendo-lhe reconhecida a qualidade de “EIB/KNX Partner”.
Mais recentemente, e tentando estar sempre na vanguarda das melhores soluções, a CentralCasa desenvolveu um grande “know-how” em inovadores protocolos como o Z-Wave. Z-wave é um protocolo de automação de baixo custo, totalmente wireless e implementável em qualquer estrutura, nova ou antiga, sem exigências ao nível da infra estrutura prévia.
A CentralCasa foi a primeira empresa a integrar uma completa oferta profissional de automação Z-Wave com vários projectos residenciais, comerciais e até em estabelecimentos públicos.
Esta área de negócio divide-se entre os clientes empresariais (promotores e construtores imobiliários) e os clientes finais (desde simples apartamentos a grandes moradias unifamiliares – já construídos ou em construção, ou até mesmo edifícios de serviço, como hotéis, hospitais, centros de congressos etc.).
Foram estabelecidas parcerias com electricistas, gabinetes de arquitectura e engenharia, para melhor conhecer e abordar o mercado, oferecendo um serviço chave-na-mão ao cliente.
A CentralCasa intervém em todas as fases da obra, desde o dimensionamento, definição do projecto eléctrico/domótico, acompanhamento em obra e configurações finais.
Um caso de sucesso nesta área foi resultado da parceria entre a CentralCasa, a imobiliária Edigaia e a PT Comunicações, resultando na maior instalação de domótica da península-ibérica, usando a tecnologia KNX-RF (sistema Gamma-Wave, da Siemens).
Distribuição de produtos de domótica
A CentralCasa implementou, em Abril de 2007, a plataforma DigitalHome na Novis Telecom, empresa do grupo SonaeCom, fornecendo serviços de vigilância digital, segurança e automação doméstica.
Em 2009 a CentralCasa lançou o portal EuroX10. Uma loja online para a comercialização de produtos/soluções de automação, vigilância, segurança, etc. a nível europeu. Em pouco tempo, aproximadamente ano e meio, o EuroX10 tornou-se uma referência nestes mercados.
Solidificando estratégias para uma internacionalização segura, foram estabelecidas parcerias com o principal distribuidor Europeu de produtos X10, e mais recentemente também com o distribuidor Europeu de Z-Wave, para a definição de uma rede de distribuição de suporte ao portal EuroX10.com.
O departamento de I&D da CentralCasa, desenvolve soluções e serviços para controlo de domótica, local ou remotamente, através da Internet e de telemóveis utilizando novas tecnologias como GPRS e UMTS (3G). A investigação nesta área na implementação da aplicação VisãoWeb.
O VisãoWeb é um sistema inovador para vigilância e controlo remoto. Este serviço possibilita o envio de imagens de camaras de vigilância para qualquer computador ou smartphone ligado à Internet.
Como complemento à vigilância e segurança também é possível o controlo remoto da iluminação, estores, aquecimento ou qualquer dispositivo eléctrico da casa ou escritório.
Tendo sido instalado em mais de 1.500 casa e usando mais de 2.000 dispositivos de domótica e vigilância o VisãoWeb foi galardoado com o prémio “Jovem empreendedor 2003/2004” promovido pela ANJE – Associação Portuguesa de jovens Empreendedores e obteve o 4º lugar no Ericsson Mobile Application Awards.
Em 2005 foi estabelecida uma parceria com a Siemens, S.A., para o desenvolvimento de um protótipo de uma plataforma de vigilância e controlo remoto, para operar sobre os sistemas X10 e EIB/KNX. Esta aplicação, denominada Surpass Smart Home, foi apresentada na feira internacional CeBit’05, em Hannover. Posteriormente foram realizadas várias demonstrações e testes pilotos com os principais operadores de telecomunicações mundiais.
Para proporcionar o melhor suporte para camaras de vigilância, a CentralCasa tornou-se um “Axis Developer Partner“ (AXIS fabricante líder de câmaras de rede).
Tentando estar sempre um passo à frente é também um membro do fórum UPnP, activamente moldando os futuros interfaces universais nos campos da segurança e automação doméstica.
De forma a suportar a criação e exploração do núcleo e investigação e desenvolvimento, a CentralCasa estabeleceu um contracto com a ADI – Agência de Inovação, garantindo um financiamento de € 250.000.
Desde Janeiro de 2008 a CentralCasa criou a CSide – Intelligent Solutions S.A. Esta empresa do grupo CentralCasa ficará responsável por toda a área de Investigação e desenvolvimento de software. A CSide S.A. tem como objectivo oferecer uma resposta dedicada, optimizada para o mercado de operadores de telecomunicações e outras entidades de dimensão elevada. A CSide S.A. concorre no mercado internacional, contando desde já com soluções de gestão energética e de monitorização de consumos (energéticos, água e gás) no mercado escandinavo e Ibérico, bem como diversos pilotos um pouco por todo o mundo.